Wednesday 21 April 2010

TANGIBLE, EMBEDDED AND EMBODIED INTERACTION 2011

Primeira Chamada de Trabalhos: TANGIBLE, EMBEDDED AND EMBODIED INTERACTION 2011

23 a 26 Janeiro 2011, Funchal, Madeira, Portugal

http://tei-conf.org/11

DATAS IMPORTANTES

1 Agosto 2010: Artigos, Studio e Propostas de Workshops

17 Outubro 2010: Explorações (GSC, Arts, Design)

31 Outubro 2010: Artigos de Workshop

10 Dezembro 2010: Registo com desconto

23 a 26 Janeiro 2011: Conferência TEI no Funchal, Madeira, Portugal

É com prazer que anunciamos a 5ª edição da conferência Tangible, Embedded and Embodied Interaction (TEI) que terá lugar de 23 a 26 de Janeiro de 2011. Convidamos submissões de protótipos e ideia inovadoras, ferramentas e tecnologias, métodos e modelos, bem como arte interactiva, superfícies interactivas e experiências com utilizadores que contribuem para novo conhecimento nas áreas de computação tangível, interacção personificada, superfícies interactivas e sistemas interactivos embebidos. Os artigos serão publicados na biblioteca digital da ACM. Recentemente a informática tem progressivamente avançado para além do desktop para os contextos físicos e sociais. À medida que os artefactos físicos ganham comportamento computacional e se tornam programáveis, customizáveis e interoperáveis em ecologias ricas e contextos diversos. Também se tornam mais complexos e requerem um esforço de desenho intenso de forma a serem funcionais, usáveis e aprazíveis.

O desenho deste tipo de sistemas implica um pensamento interdisciplinar. A sua criação deve compreender não apenas o software, a electrónica, a mecânica, mas também a forma física e o respectivo comportamento, o contexto social e físico e muito mais. A investigação na interacção tangível e embebida ganhou uma visibilidade substancial e a actividade na última década tomou os mais variados nomes e formas, incluindo interfaces tangíveis, computação física, desenho de tecnologias de informação, desenho de dispositivos e espaços de interação. A conferência TEI agrupa este vasto domínio, promovendo uma reunião de várias comunidades de investigação e prática - da computação, ao hardware e tecnologia de sensores, a interacção humano-computador, desenho de interacção, design industrial e de produto e arte interactiva. Convidamos submissões de todas as perspectivas, teóricas, conceptuais, técnicas, aplicadas ou artísticas. A conferência está desenhada para aceitar as mais variadas formas de contributos, incluindo palestras, exibições, demonstrações ou posters. As submissões aceites de todos os tipos são incluídas nas actas como artigos e serão integradas numa conferência única. As submissões interdisciplinares são particularmente bem vindas.

TÓPICOS PARA SUBMISSÃO

Os autores são convidados a submeter trabalho de alta qualidade detalhando a investigação que contribua para o avanço do campo da TEI. Tópicos apropriados incluem mas não estão limitados a:

- Casos de estudo e avaliações de instalações

- Análises de desafios, proposta e agendas de investigação

- Relações entre a interacção tangível e embebida e outros paradigmas

- Paradigmas de programação para ferramentas, toolkits e arquitecturas de software

- Utilizações novas e inovadoras de sensores, actuadores, electrónica e mecatrónica

- Métodos, regras e processo de desenho

- Novas áreas de aplicação, soluções e sistemas inovadores e aplicações industriais

- Conceitos, enquadramentos e fundamentos teóricos

- Implicações éticas, sociais e filosóficas

- Interfaces específicas no contexto e na forma para culturas particulares

- Usabilidade

- Vantagens, desvantagens da interacção tangível e embebida

- Aprendizagem através do contexto físico

- Interacção personificada, movimento e coreografia

- O papel da percepção física e humana na cognição e experiência

- Experiência de ensino e aprendizagem e boas práticas

- Normalização, produção e aplicações de negócio

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